Com pouco mais de 58 anos de existência, a União dos Municípios da Bahia (UPB) é uma entidade que representa os municípios do estado da Bahia, no Brasil, e tem o objetivo de promover a integração e o fortalecimento dos municípios baianos, além de defender os interesses e demandas das prefeituras junto aos demais poderes administrativos.
“Minha atuação municipalista dentro da União dos Municípios da Bahia (UPB) também começou bem cedo. Desde 2015, faço parte da diretoria da instituição, ocupando a vice-presidência na última gestão. Este ano, fui eleito por aclamação para assumir a presidência da entidade no biênio 2023/2024. Nossa gestão é movida pelas lutas e conquistas que trazem melhores condições de gestão para nossas prefeituras e, na condução do meu município, sinto orgulho em trabalhar pela qualidade de vida do nosso povo”, contou José Henrique Silva Tigre sobre sua trajetória política.
Em entrevista exclusiva à Arpen/BA, o presidente da UPB, José Henrique Silva Tigre, falou sobre a importância da atuação do registro civil para o fortalecimento dos municípios. Leia abaixo a entrevista completa:
Arpen/BA – A UPB desempenha um papel importante na orientação e fortalecimento dos municípios baianos, considerando as especificidades e necessidades locais. Enquanto presidente da UPB, como entende o papel prestado pela instituição?
José Henrique Silva Tigre – Temos uma atuação diferenciada e a cada dia a UPB se mostra uma entidade essencial para a sobrevivência dos municípios baianos. Trabalhamos para representar e defender os municípios da Bahia, fortalecer o Movimento Municipalista e contribuir para a excelência da gestão municipal que é nossa missão. Apenas durante a minha gestão, posso citar temas como a diminuição da alíquota patronal do INSS para os municípios, recomposição do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e o lançamento do projeto de desenvolvimento rural UPB no Campo, que demandaram muito empenho e luta da entidade no auxílio dos municípios.
Arpen/BA – O registro civil está presente na vida do cidadão desde o seu nascimento, garantindo o cumprimento e o exercício de direitos e obrigações. No seu ponto de vista, qual a importância da atuação do registro civil para à população baiana?
José Henrique Silva Tigre – A população necessita do registro civil em todas as etapas de sua vida, fato que por si só já demonstra a importância da instituição. É imprescindível desempenhar e intensificar o trabalho para que o sub-registro seja combatido no sentido da sua diminuição com o aumento do acesso de populações vulneráveis socioeconomicamente aos registros públicos.
Arpen/BA – De que forma a atuação do registro civil contribui para o mapeamento das demandas locais e contribuições desenvolvidas e assistidas pela UPB?
José Henrique Silva Tigre – O trabalho é fundamental para que os municípios contem com os dados fornecidos pelo registro civil para garantir atendimento às demandas do cidadão.
Fonte: Assessoria de comunicação da Arpen/BA.