A Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais da Bahia – Arpen-BA realizou, nos dias 7 e 8 de dezembro, em Salvador, o 1º Encontro Estadual do Registro Civil Baiano e Assembleia Geral Ordinária.
Afim de aprimorar os conhecimentos dos oficiais e prepostos das serventias do estado, o evento, que aconteceu na sala de Convenções do Hotel Mercure Salvador Pituba, contou com palestras dos Oficiais do Registro Civil das Pessoas Naturais de Salvador Christiano Cassettari e Carlos Magno Alves, que trataram da aplicação prática dos Provimentos 63 e 73 do Conselho Nacional de Justiça.
Na manhã do dia 8, a Oficiala do Registro Civil de Uruçuca, Gracielle Veloso, compartilhou seus conhecimentos com colegas e prepostos, em curso de teoria e prática do Registro Civil. O curso já havia sido ministrado pela mesma no Encontro Regional que ocorreu em Ilhéus no mês de agosto, com grande sucesso, havendo, então, muitos pedidos para que ocorresse novamente em outras regiões da Bahia.
A assembleia geral aconteceu na tarde da sexta-feira, com a participação maciça de registradores civis do Estado, que discutiram novos rumos da profissão e melhorias para a classe.
Foi anunciado o início da cobrança de mensalidade, afim de fortalecer a associação, no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais). O tesoureiro da associação, Marcos Gaia, apresentou o balanço das contas, informando que os valores referentes ao uso da Central de Informações do Registro Civil – CRC já estão sendo depositados na conta da Arpen-BA, a qual foi escolhida como associação oficial dos registradores civis da Bahia, e, portanto, operadora do sistema, em assembleia realizada em junho deste ano.