Suspeita é de que essa queda tenha acontecido por receio causado pela pandemia do novo coronavírus, segundo Associação dos Registradores Civis.
A cidade de Itabuna, no sul da Bahia, registrou uma queda de 12% no número de nascimentos em janeiro deste ano comparado ao mesmo mês do ano passado.
De acordo com um levantamento da Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado da Bahia (Arpen/BA), com base nos registros de nascimentos realizados nos três Cartórios de Registro Civil existentes no município, em janeiro deste ano foram realizados 139 nascimentos, e em janeiro do ano passado foram 158 registros.
O número é ainda quase 24 pontos percentuais menor que a média municipal do mês de janeiro desde 2004, que é de 4,48% ao ano, número que se repete quando se olha o período anual.
A suspeita da associação é de que a pandemia da Covid-19 tenha causado impacto na taxa de natalidade, confirme explica o oficial de registro, Rafael Augusto Donadel. Ainda de acordo com o oficial, é comum que alguns casais demonstrem receio por causa da pandemia da Covid-19.
“É normal alguns casais demonstrarem um certo receio, em face da gestação durante a pandemia, e até o maior cuidado com os bebês nos primeiros meses em razão da Covid-19 “, disse.
A contabilista, Tiala Gonçalves, teve bebê em outubro de 2020 e falou sobre os cuidados que tomou durante a gestação.
“Eu praticamente virei um móvel da casa, eu costumo brincar assim, porque eu não saía para lugar nenhum, só para as minhas consultas obstétricas mesmo, como todo cuidado”, comentou.
Questionada se adiaria a gravidez por causa da pandemia, ela respondeu que não.
“Eu não retardaria, não, porque é um sonho ser mãe”, completou.
Fonte: G1