Arpen-BA promove Campanha de Natal – Alimente a solidariedade

ARPEN-BA, Noticias

Iniciativa é realizada em parceria com a Corregedoria-Geral da Justiça do Estado e das Comarcas do Interior

Com o objetivo de traduzir os sentimentos de solidariedade e colaboração dos associados, na certeza de que o atual momento exige ações positivas de todos os cidadãos, a Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado da Bahia (Arpen/BA) idealizou campanha de Natal que visa auxiliar a população carente do estado com a distribuição de alimentos, fazendo dos Cartórios de Registro Civil, presentes em todos os municípios baianos, pontos de arrecadação de mantimentos. Toda a doação recebida será revertida para instituições beneficentes, localizadas nas comarcas onde serão realizadas as coletas.

“Essa é a forma que a Arpen-Bahia, ao lado dos objetivos principais de promover o desenvolvimento, a ética e a defesa da classe dos registradores, procura intervir positivamente na sociedade, solidarizando-se com a população baiana nesse momento tão delicado de crise sanitária e buscando um ponto de convergência entre o seu trabalho e os usuários do serviço público, levando um pouco de esperança aos que mais necessitam”, enfatizou o presidente da Arpen/BA, Daniel Sampaio.

De acordo com o presidente, além da arrecadação e distribuição de alimentos, a ação social busca reforçar os laços comunitários entre as serventias extrajudiciais e seus usuários, por meio da solidariedade daqueles que podem colaborar com as doações e proporcionando alento aos mais vulneráveis. “E como todos, tivemos que reinventar a forma de agir, idealizando projetos com vistas a executar ações práticas que impactem positivamente, de alguma forma, a vida da população baiana”.

A partir de agora, os interessados podem adequar as serventias para a coleta de alimentos que serão encaminhados, pela campanha, a instituições beneficentes. A ideia é que a arrecadação seja feita nas próximas duas semanas, isto é, antes do Natal. Os cartórios também poderão fazer a divulgação da campanha por meio de cartazes afixados nas áreas comuns das serventias. Para receber o modelo, basta enviar a solicitação para o e-mail: contato@arpenba.org.br.

Iniciativas em prol da sociedade

Além dessa iniciativa, outras realizadas pela Arpen/BA também se destacam. São exemplos dessas ações o casamento coletivo da população LGBTQIA+, realizado em Salvador por todos os cartórios de Registro Civil da Capital; e a realização de encontros para discussão das alterações a respeito da implementação do Provimento 72/CNJ que assegurou uma importante conquista no campo dos direitos individuais.

“Mesmo com o cenário de pandemia deflagrado neste ano, pudemos viabilizar, de maneira ainda mais facilitada, por meio de convênio com o MP, Defensoria e IIPM, o acesso da população carente a documentos com a finalidade de solicitar o auxilio emergencial. Medidas necessárias para que pessoas em vulnerabilidade social e extrema pobreza, que não dispunham sequer de RG ou CPF e alijadas do sistema bancário, pudessem ter acesso a direitos básicos”, ressaltou Sampaio.

“E como todos, tivemos que reinventar a forma de agir, idealizando projetos com vistas a executar ações práticas que impactem positivamente, de alguma forma, a vida da população baiana”, finaliza.

Confira as peças da campanha:

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Arpen/BA

Comente