Moradores de cidades da região não necessitam mais vir até Concórdia pra regularizar CPF
Após um convênio firmado entre a Receita Federal e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais, os cartórios de registro civil do país passarão a oferecer serviços relativos ao Cadastro de Pessoa Física. A medida vai trazer mais facilidade aos cidadãos que precisam de algum serviço relativo ao CPF.
O novo Agente chefe da unidade da Receita Federal de Concórdia Rodrigo Melzi, que veio da regional de Araranguá, destaca como será o serviço desenvolvido a partir desta determinação. “A Receita Federal tem disponível o serviço de regularização de CPF e alteração de dados, inicialmente nas agências dos Correios, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, onde o contribuinte pode ir até essas unidades para pagar uma taxa de R$ 7 para fazer as alterações e regularização. Mas em muitos casos o atendimento não é conclusivo e o contribuinte precisa se deslocar até a unidade da Receita Federal aqui em Concórdia para poder concluir esse atendimento. Isso acaba gerando um transtorno para as pessoas que moram principalmente nos municípios vizinhos mais distantes e precisa ter que se deslocar até Concórdia para poder fazer esse atendimento”, destaca
Melzi conta que, contudo a Receita Federal firmou um convênio com todos os cartórios de registro civil e praticamente todos os municípios possui um órgão, onde o contribuinte basta ir ao cartório, vai pagar essa taxa também que custa R$ 7 reais e poder alterar o CPF, regularizar o documento e pegar a segunda via e demais serviços, referente ao CPF, no próprio cartório. “Caso o atendimento não seja conclusivo por algum problema na documentação ou conferência de dados, ele não vai precisar vir à Receita Federal, esse serviço já vai ser automaticamente deslocado por uma equipe de retaguarda da Receita Federal. Então o contribuinte pode acompanhar seu pedido e em seguida, já vai ser finalizado o atendimento sem precisar vir a Concórdia para finalizar atendimento”, comenta.
O atendimento da Receita Federal tem um plantão telefônico, nas segundas, quartas e sextas-feiras, que funciona das 9h as 11h, pra orientação. Já o atendimento todos os dias das 13 às 17 horas. O telefone é o 3442-1751
Fonte: Rádio Rural