Uma tarde de festa, congraçamento e troca de experiências. Oficiais de cartórios extrajudiciais, parceiros de ações promovidas pela Corregedoria das Comarcas do Interior (CCI), receberam certificados de premiação, nesta segunda-feira (18), no Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), durante o lançamento do Exemplo Legal, mais novo projeto idealizado e executado pela CCI.
Cabe salientar que a iniciativa tem a frente o Corregedor das Comarcas do Interior (CCI), Desembargador Jatahy Júnior, e conta com o apoio do Presidente do TJBA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco.
Foram premiados os delegatários de registro civil participantes dos projetos Registre-se e Cidadania Itinerante, e os das serventias de registro de imóveis responsáveis pela entrega de títulos de propriedade no âmbito do programa de regularização fundiária, o REURB. A homenagem se estendeu aos oficiais que realizaram de forma eficiente o Inventário Estatístico de Registro de Imóveis (IERI).
“Estão todos de parabéns. Fomos o último estado da federação a privatizar os cartórios extrajudiciais e, ainda assim, os nossos serviços já melhoram muito. Temos um longo caminho para alcançar o ideal, mas chegaremos lá”, disse o Corregedor, Desembargador Jatahy Júnior, que entregou, a cada um dos delegatários, o certificado de premiação.
A Juíza Auxiliar da CCI Isabella Lago, responsável pela execução dos projetos, foi muito aplaudida pelos delegatários. A Juíza Zandra Parada, também da CCI, e a Presidente da Comissão de Apoio à Advocacia junto aos Cartórios Extrajudiciais da OAB/Ba, Emanuela Lapa, participaram da solenidade.
Compuseram a Mesa do evento, além do Corregedor, o Desembargador Josevando Andrade, Coordenador da Comissão de Conflitos Fundiários do TJBA; a Presidente da Associação de Registradores de Imóveis, Karoline Cabral; Carlos Magno, Presidente da Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado da Bahia; e Otávio Queiroz, Presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil, seção Bahia.
Após a premiação dos 35 oficiais, foi apresentado, pela Analista Judiciária Luciana Bichara, o projeto Exemplo Legal, que busca identificar, catalogar e registrar as melhores práticas adotadas em cartórios judiciais e extrajudiciais. “O objetivo é incentivar e ampliar a troca de experiências como forma de compartilhamento do conhecimento e com o propósito de melhorar a qualidade dos serviços prestados à sociedade”, disse Luciana.
Ao final, as Delegatárias Márcia Schwarzer e Fernanda Andrade, e o Delegatário Pedro Bacelar mostraram para o público os projetos desenvolvidos em seus cartórios, e já aprovados pela comissão para integrar o banco de boas práticas. Todos também receberam certificado pela iniciativa.
Fonte: TJ-BA