1ª oficina do Pré-Conarci aborda dúvidas frequentes sobre a CRC Nacional

Noticias

A Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) realizou, nesta segunda-feira (16), a primeira oficina do Pré-Conarci 2020 sobre “Dúvidas mais frequentes da CRC Nacional (Registros faltantes, auditoria de CPF, Ofício da Cidadania (CPF), envio de registros ao SIRC)”. Os palestrantes responsáveis pelas oficinas são alguns dos 71 autores de artigos que fazem parte do livro resultado do Projeto de Responsabilidade Institucional da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), o qual terá seus quatro volumes lançados durante o Conarci 2020.

Na abertura dos trabalhos, o presidente da Arpen-Brasil, Arion Toledo Cavalheiro Júnior, agradeceu pela presença de todos e explicou que o objetivo do Pré-Conarci 2020 é promover discussões sobre temas práticos do Registro Civil de Pessoas Naturais (RCPN), vivenciados no dia a dia dos Cartórios.

Em seguida, o supervisor de operações da Central Nacional de Informações do Registro Civil – CRC Nacional, Humberto Briones, apresentou um panorama geral a respeito dos atendimentos realizados pela equipe de suporte da CRC Nacional, além das melhorias que foram implantadas recentemente no sistema. Uma das novidades é a Central de Cobranças, criada com o intuito de facilitar o contato com as serventias que possuem pendências na CRC Nacional e ajudar a solucioná-las. A ação ajuda, ainda, a desafogar a equipe de suporte da Central, que ganha mais tempo para atender outras demandas dos Cartórios e entes públicos atendidos por ela.

Ainda sobre o tema, o vice-presidente da Arpen-Brasil, Luis Carlos Vendramin Júnior, reforçou a importância de os registradores civis se empenharem para manter suas obrigações em dia com a CRC Nacional. “A falta de carga de registros e outras inadimplências geram um impacto muito grande na nossa atividade. Temos que focar na qualidade dos serviços prestados e na melhoria dos nossos fluxos, lembrando sempre que somos colegas e partes de uma coisa só”.

Na sequência, o supervisor de operações da CRC destacou temas que, segundo ele, são os que mais geram demandas à equipe de suporte. Uma dúvida que surge constantemente é sobre primeiro acesso à Central. De acordo com Briones, nesses casos, o oficial deve entrar em contato pelo e-mail cadastro@registrocivil.org.br para solicitar a liberação de acesso à plataforma.

Ele também falou a respeito do novo botão de atendimento online implantado na CRC Nacional, que oferece mais agilidade na resolução de contratempos dos registradores civis que utilizam o sistema.

Registros

Registros faltantes e importância de os Cartórios fazerem a carga no sistema também foram tema da oficina. Briones explicou sobre quais são os principais motivos para existência de cargas faltantes atualmente e mostrou como os oficiais devem agir para resolver essas situações.

Outro tema abordado na oficina foi o envio de registros ao Sistema Nacional de Informações do Registro Civil (SIRC) e a relevância dessa ação. O supervisor instruiu os participantes sobre a solução de problemas que possam surgir em relação ao envio de dados.

Por fim, os palestrantes esclareceram dúvidas sobre os serviços de CPF disponíveis no Registro Civil, e explicaram as características de cada um deles – inscrição, correção (em casos de erro de digitação pelo Cartório), alteração e emissão de comprovante.

Conarci 2020

 As oficinas do Pré-Conarci 2020 acontecem diariamente, das 19h às 21h, até dia 19 de novembro. Já o Conarci 2020 será realizado nos dias 20 e 21 de novembro, das 9h30 às 18h, com diversas palestras que abordarão temas relevantes ao RCPN. Para fazer sua inscrição, válida para os dois eventos, clique aqui e acesse o site. Aproveite para conferir a programação completa das oficinas e palestras, além de informações sobre os participantes.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Arpen-Brasil

 

Comente